Inscrições Abertas para o I Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais EAD
Nupemec TJSP (2016/29598)
Acompanhando a tendência mundial e com o auxílio de nossa atual legislação, o procedimento de mediação vem ganhando cada vez mais força no país, demandando profissionais devidamente capacitados.
O curso de formação do Instituto Vertus objetiva transmitir nossa metodologia (única e inovadora), com ênfase no autoconhecimento, capacitando os participantes e desenvolvendo habilidades e competências para auxiliar as partes envolvidas em um conflito a identificar soluções que atendam seus reais interesses, de forma efetiva.
O Instituto Vertus defende que o autoconhecimento é base fundamental para a formação do mediador, que precisa saber identificar e reconhecer como os seus próprios valores, condicionamentos e vivências influenciam sua escuta no conflito.
Conteúdo Programático: 40 horas de aulas CNJ + 30 horas de aulas gravadas (Moodle - Painel) + 3 horas de aulas ao vivo (Zoom/ Teams)(módulo teórico) / 60 horas de estágio supervisionado (Estágios Práticos em Cejusc’s – Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania do TJ/SP- Tribunal de Justiça de São Paulo, com a Supervisão de Profissionais Instrutores formados pelo CNJ)
Monitorias ao vivo via ZOOM com Rubens Decoussau Tilkian em 21/10/2025 e 28/10/2025 (19 às 20:30 hrs)
Prazo para assistir as aulas gravadas: 31/10/2025
- Teoria Geral dos Conflitos;
- Métodos de Solução de Conflitos;
- Autoconhecimento;
- Benefícios e Princípios da Mediação;
- Teoria e Prática da Mediação;
- Políticas Públicas e Legislação;
- Advogado na Mediação;
- Justiça Restaurativa;
- Comunicação Não Violenta;
- Escolas e Ferramentas da Mediação;
- Palestras Complementares
Docentes:
- Rubens Decoussau Tilkian (coordenador e responsável)
Sócio Fundador de Decoussau Tilkian Advogados e de Instituto Vertus de Mediação e Resolução de Conflitos. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e especialista em Direito Societário (LL.M. – Masters of Law) pelo INSPER. Exerceu os cargos de Vice-presidente na Comissão de Estágio e Exame de Ordem (2010-2015) e de Vice-presidente da Comissão Especial de Mediação da OAB/SP (2017-2018), ambos na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo. Formou-se em Programação Neurolinguística e é Master Coach com certificado reconhecido pela International Association of Coaching. É atuante no contencioso estratégico e especialista em mediação, negociação e gestão de conflitos. Idealizador e instrutor no Curso de Formação de Mediadores Judiciais e Privados no Instituto Vertus de Mediação. Autor do Livro Comentários à Lei de Mediação. Atuante em Conselhos de Administração de Companhias, atualmente como membro na Manufatura de Brinquedos Estrela S.A. e Sugoi S.A.
- Margarete Aparecida Saltoratto – Instrutora Certificada pelo CNJ / Tutora e Coordenadora do Estágio Supervisionado:
Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela Fundação Universitária Iberoamericana. Especialista em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura. Gra-duada em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciada em Pedagogia. Instrutora em Conciliação e Mediação Judicial e Supervi- sora pelo Conselho Nacional de Justiça. Mediadora de Árbitra Credenciada pelo Ministério da Cultura. Mediadora do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos - ICFML. Media- dora formada pelo CEAD da Universidade de Brasília, em parceria com a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM). Coautora do livro Estudos Avançados de Mediação e Arbitragem. Autora do GPS - Grupo Permanente de Supervisão, recepcionado pelo NUPE- MEC do TJSP e implantado no CEJUSC Central e seus Postos e no CEJUSC Santo Amaro. Coordenadora da 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional de São Miguel Paulista do TJSP, até janeiro de 2014. Supervisora de Serviço de Apoio aos Conciliadores e Mediadores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP, até janeiro de 2014.
Requisitos para a Certificação em Mediação Judicial:
• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de 21 anos completos e curso superior concluído, em qualquer área, há pelo menos 02 anos;
• 100% de Presença no Módulo Teórico;
• Prazo de um ano para a aprovação dos relatórios do estágio supervisionado sob pena de perda do curso.