pt
São Paulo
Logo Logo
×
atuacao
MEDIAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

A mediação é o método alternativo na resolução de conflitos pelo qual quaisquer partes, em litígio ou não, buscam de forma voluntária a intermediação e orientação de seus conflitos por meio de um profissional habilitado. Na mediação, as partes são livres para decidir e escolher o melhor caminho à celebração de um acordo. A partir de um método reflexivo e avaliativo, o mediador mapeia o conflito e, de forma imparcial e confidencial, aproxima as partes com foco na solução do impasse.  

Ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar suas virtudes, neutraliza interferências externas e internas que possam prejudicar a compreensão das causas do conflito. A finalidade do trabalho é compreender as partes e ajudá-las a cessar o conflito por meio da celebração de um acordo.  

No processo de gestão e solução de conflitos, os mediadores têm como missão promover a paz e incentivar as partes a buscar meios alternativos de resolução de conflitos de maneira célere e mais econômica, evitando o árduo e custoso caminho da judicialização, ou de forma a colocar fim em um processo judicial já existente.  

A área da Mediação judicial e extrajudicial atua em frentes simultâneas de mediação de conflitos, desde os mais simples até os mais complexos casos – judiciais ou extrajudiciais, nas mais diversas áreas, tais como empresarial, societário, familiar, consumidor, desportiva, trabalhista e público - utilizando metodologia própria, desenvolvida ao longo das últimas duas décadas.   

Ao utilizar metodologia própria, dividida em 4 etapas, a mediação não só contribui decisivamente na solução do conflito, mas, também, proporciona transformações pessoais aos envolvidos no conflito. 

As fases da mediação na Vertus podem ser assim explicadas:

  1. Compreensão e Neutralização do Conflito: neste primeiro momento, o mediador procura ajudar as pessoas envolvidas a diminuir sua carga emocional a fim de poder escolher o melhor para suas vidas, sem interferências externas ou sentimentos que não ajudam em relação aos seus próprios objetivos. Ao compreender verdadeiramente suas necessidades e motivações, poderá controlar melhor suas emoções, separando as pessoas (aspectos subjetivos) do problema material em si e, portanto, estará pronta para avançar a fase 2 para negociar materialmente seus objetivos.   
  2. Negociação: uma vez compreendido e neutralizado o conflito (muitas vezes interno), a parte estará apta a negociar com maior tranquilidade e clareza. Por meio de planilhas visuais podem enxergar com clareza a evolução do trabalho e das tratativas, o que ajuda na condução que levará ao acordo e encerramento do conflito. É nesta fase que as cláusulas do acordo começam a ganhar contorno. 
  3. Contrato: nesta fase, as partes materializam a minuta de acordo, com a ajuda de seus advogados, indicando aquilo que foi acordado nas planilhas da fase 2. Com isso, as partes sentem-se mais bem acolhidas e seus desejos mais claramente atendidos, pois todo desejo material vem atrelado a uma necessidade interna do indivíduo. Dessa forma, são criados acordos sólidos, que verdadeiramente trataram das causas do conflito e resolvem o problema em definitivo, evitando discussões futuras entre as partes. 
  4. Homologação Judicial: por fim, busca-se a tutela jurisdicional para que homologue o acordo a fim de que produza todos os seus efeitos legais.  

A equipe de mediadores da Vertus, com vasta experiência e reconhecimento no mercado, tem capacidade para estabelecer uma média de milhares de acordos por mês em áreas como o direito do consumidor.

NOSSOS CURSOS E WORKSHOPS

Curso Online de Mediação de Conflitos

Curso EAD de Mediação de Conflitos

CONTRATOS NA MEDIAÇÃO

Introdução à Comunicação-Não-Violenta

Práticas Restaurativas para Prevenção e Gestão de Conflitos

Curso de Atualização e Aperfeiçoamento de Mediadores Extrajudiciais e Judiciais

Workshop Seja um Gestor de Conflitos

Workshop Negociação Estratégica

Workshop Transformando Conflitos em Oportunidades

Curso Online de Mediação de Conflitos

Curso EAD de Mediação de Conflitos

CONTRATOS NA MEDIAÇÃO

Introdução à Comunicação-Não-Violenta

Práticas Restaurativas para Prevenção e Gestão de Conflitos

Curso de Atualização e Aperfeiçoamento de Mediadores Extrajudiciais e Judiciais

Workshop Seja um Gestor de Conflitos

Workshop Negociação Estratégica

Workshop Transformando Conflitos em Oportunidades

WhatsApp icon